Sobre

O Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas (LAVIMPI) foi fundado no ano de 2000 pelo Prof. Dr. Mario Bernardo-Filho. Os Projetos de Pesquisa desenvolvidos visavam avaliar o efeito da vibração mecânica, gerada pela plataforma vibratória em indivíduos com diferentes condições clínicas e em indivíduos saudáveis, associados ou não com o uso de fitoterápicos. Estes estudos eram realizados com modelos animais e outros modelos relacionados com a pesquisa translacional na unidade do LAVIMPI localizada no Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG).

Com o crescimento das atividades do LAVIMPI, no ano de 2019, novas instalações foram incorporadas e uma nova unidade do LAVIMPI foi estabelecida na Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC). Desta forma, as pesquisas translacionais continuaram acontecendo na unidade do LAVIMPI no IBRAG e as pesquisas clínicas com indivíduos saudáveis e diversas outras condições clínicas passaram a acontecer na unidade do LAVIMPI localizado na PPC.

Em 2023, com a aposentadoria do Prof. Mario Bernardo Filho, o LAVIMPI passou a ser coordenado pela Profa. Dra. Danúbia de Sá Caputo. A Profa. Dra. Danúbia de Sá Caputo iniciou suas atividades junto ao grupo de pesquisa do LAVIMPI (na unidade localizada no IBRAG) em 2013. Realizou suas atividades de Mestrado (Mestrado Profissional em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense/UERJ), Doutorado (Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental/UERJ) e Pós-doutorado (Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental e Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas/UERJ) no LAVIMPI. No ano de 2018, realizou atividades relacionadas ao seu Pós-doutoramento na Université de Reims – França, que foram incorporadas aos Projetos de Pesquisa do LAVIMPI.